sábado, 28 de novembro de 2009

Salpicão de queijo


Fiz esse salpicão pra levar no churrasco da primaiada. E pra quem tem um monte de amigas vegetarianas, ele também é muito útil! 

Queijo prato, milho, cebola, pimentão vermelho, tomate, palmito e batata palha. Tempera com sazon amarelo, azeite, maionese, sal e chimichurri. 

Vai ser o prato do Natal do CDHits!



Frango ao molho pardo


O segredo é temperar bem o frango, inclusive com uma pimentinha malagueta amassada. Quando ele já estiver refogado e cozido, acrescentar o sangue. Eu bato o sangue fresco no liquidificador com uma colher de farinha de trigo. Essa mistura é o molho pardo. Angu é indispensável. Êeee almocinho de domingo bão!






Pizza!


Interatividade e criatividade! Não tem receita! Cada um faz a sua. A massa usada foi pão sírio, cortado em 2 metades. Sucesso absoluto das festinhas em casa!






Conserva de shitake


Inventei essa receita do nada. Cozinhei o shitake na água com suco de meio limão. Esterilizei os potes e coloquei: sal, alho picadinho, pimentão vermelho, mostarda em grão, bastante azeite, vinho branco e balsâmico caramelizado. Fiz um vácuo no vidro como aprendi: coloca todos os potes tampados numa panela com água. A água deve bater até na altura das tampas. Deixa ferver por 15 minutos. Deixei 15 dias na geladeira "conservando" antes de comer. Ficou muito bom pra comer com pão, mas da próxima vez, acho legal ferventar o pimentão antes de colocá-lo na conserva.



Souflê de queijo e rosbife de filé


Aprendi a fazer o souflê no "Estrelas", da Angélica. Ui! Basicamente, faz um molho branco e desliga o fogo. Joga 3 gemas de ovo, queijos picadinhos (usei gruyere, minas e parmesão ralado). Mistura bem. Acrescenta 3 claras em neve, mexendo bem devagar pra não quebrar as moléculas da clara (não me pergunte por que). 

O filé foi temperado com sal, alecrim e vinho tinto. Selei na panela e depois levei ao forno. 

As fotos ficaram ruins, mas a combinação dos dois pratos foi perfeita!